Em 2016, foi presenciado no Brasil a maior alta da moeda norte-americana nos últimos tempos. Muitas pessoas foram pegas de surpresa pela variação cambial, resultado da crise econômica que o país enfrenta até agora.
Saiba usar a crise a seu favor, use a alta do dólar a seu favor!
Os empresários mais visionários encontram maneiras de, até mesmo, de usar essa alta do dólar a favor de suas empresas. Quer saber como fazer isso?
Índice
Leia as 4 dicas para usar a alta do dólar a seu favor:
1. Exportação
A única coisa boa na alta do dólar é que favorece pelo menos uma atividade: a exportação. Diante desse cenário, você consegue reduzir o preço em dólares de seu produto, sem alterar o preço em reais.
Um exemplo:
Suponha que o dólar está a R$ 2,00, você pode vender um produto que custa R$ 10,00 por US$ 5,00.
Mas com o dólar a R$4,00, você poderá vender este mesmo produto por US$ 2,50 e continuar embolsando R$10,00 no final.
A situação aumenta a competitividade do produto brasileiro frente a outros países que não estão passando pelo mesmo problema cambial. É uma ótima oportunidade para vender nossos produtos aos próprios norte-americanos.
2. Invista em matéria-prima nacional
Importar produtos com o dólar em alta é uma péssima ideia. Portanto, investir em matéria-prima nacional é a melhor opção.
Não é bom pagar fretes e taxas com essa variação cambial.
Atualmente, existem várias opções no mercado nacional com boa qualidade para substituir os materiais importados. Saiba pesquisar bem.
3. Resgate seus investimentos
Se, por acaso, você fez investimento em dólar quando ele ainda estava baixo, esse é o momento exato para resgatar esse investimento.
Logo após essa crise, o dólar irá demorar anos para ter outra valorização desta magnitude, e, com todo esse dinheiro do resgate, você poderá fazer novos investimentos.
E, de maneira alguma, compre dólares nesse momento.
4. Reanalise seu planejamento estratégico
Se sua empresa não tem um planejamento estratégico, esse é o momento ideal para fazê-lo. Momentos de crise oferecem ao gestor a possibilidade de colocar à prova seu modelo de negócio e seus processos.
Então vale a pena você avaliar onde você está perdendo dinheiro, onde está ganhando, onde o dólar te atinge, etc. Planeje contornar toda essa situação para voltar a lucrar novamente, mesmo na crise.
Apesar do cenário ser um tanto desanimador para empreendedores brasileiros, é possível achar uma solução e alcançar a saúde do negócio.