Índice
Como montar uma pequena empresa factoring? É vantajoso ao empresário?
Montar uma pequena empresa factoring é uma opção favorável para expandir seu negócio
Ter uma pequena empresa factoring pode ser vantajoso para empresários que desejam expandir seu negócio no mercado.
Mediante a ela é possível oferecer soluções financeiras para pequenas e médias empresas, com adiantamento de valores, baseando-se em suas faturas pendentes.
A alternativa de financiamento por meio de uma pequena empresa factoring pode impulsionar o crescimento e auxiliar nas necessidades financeiras de uma empresa.
Por isso, nós iremos mostrar nesse artigo como montar uma pequena empresa factoring e como pode ser vantajoso para empresários expandirem e começarem um novo negócio.
Confira!
O que é uma pequena empresa factoring?
O factoring, ou fomento mercantil, é uma atividade financeira na qual uma empresa (denominada faturizada ou cliente) vende seus direitos creditórios a uma empresa de factoring (denominada faturizadora), em troca de recursos financeiros imediatos.
Uma pequena empresa factoring pode oferecer serviços para outras pequenas e médias empresas que buscam melhorar a liquidez e gerenciar seu fluxo de caixa.
O processo de transação do factoring é normalmente fechado no momento da assinatura do contrato, contendo todos os direitos e condições dos clientes e da empresa, mantendo segurança.
Como a factoring funciona?
Uma pequena empresa factoring funciona em alguns passos, como:
- A empresa deve estabelecer um acordo por meio de um contrato de factoring, onde será definido termos e condições de taxas, prazos e responsabilidades entre as partes;
- Com a compra dos direitos creditórios a pequena empresa deve realizar o adiantamento dos recursos para a empresa contratante. Assim o adiantamento irá corresponder a uma porcentagem do valor total de todas as faturas;
- No momento em que a empresa factoring realizar o adiantamento dos recursos para seus clientes, ela estará assumindo responsabilidade pela cobrança dos valores devidos;
- Ao receber os pagamentos de seus devedores a empresa irá reter o valor adiantado a empresas clientes e repassará o restante do valor, com a dedução de taxas e comissões acordadas no contrato.
Qual a vantagem de ter uma pequena empresa factoring?
Antes de irmos às vantagens de ter uma pequena empresa factoring, é importante ressaltar que esse tipo de empresa é uma alternativa de financiamento disponível para empresas de todos os setores.
Uma das vantagens é que, é possível garantir auxílio no fluxo de caixa e na gestão de capital de giro, especialmente para empresas que enfrentam dificuldade de acesso a crédito bancário tradicional.
Ao garantir que os direitos creditórios sejam vendidos por uma empresa factoring, o cliente poderá receber adiantamentos imediatos, sem necessidade de confrontar burocracias.
Como abrir uma pequena empresa factoring?
Seguindo o mesmo procedimento de abertura em empresas, para abrir uma factoring é necessário realizar um estudo de mercado, elaborando planos de negócios.
Além disso, é importante ter um planejamento financeiro, como o valor de capital social para apresentar a Junta Comercial no momento de abertura.
Identifique potenciais clientes para estabelecer parcerias com empresas em busca de serviços de factoring.
E, contrate uma equipe competente para lidar com análise de risco, cobranças e gestão financeira, e garantir uma abertura de factoring tranquila.
Para isso, conte com uma empresa especializada, como a Direcional, e saiba mais sobre como podemos te ajudar!
QUERO ABRIR MINHA PEQUENA EMPRESA FACTORING