Atrair clientes para a transportadora é uma das prioridades da empresa, principalmente quando se pensa no grande número de transportadoras existentes, cada uma apresentando um diferencial e buscando a fórmula mágica para se tornar líder no mercado.
O aumento do número de clientes gera a possibilidade de novos negócios, aumentando o faturamento e permitindo que a empresa possa projetar novos investimentos e se consolidar no seu segmento.
Neste artigo separamos algumas informações importantes, com recomendações para atrair clientes para uma transportadora e aumentar a participação de sua empresa no mundo dos transportes de carga:
Índice
1-Utilize uma ferramenta de cotação online
A aplicação da tecnologia oferece mais praticidade aos clientes e uma excelente forma de atrair clientes para a transportadora é filiar-se a uma plataforma online onde os potenciais clientes possam fazer cotação diretamente de seu próprio computador ou dispositivo móvel.
Utilizando as plataformas online de cotação de fretes, o cliente poderá escolher o melhor serviço e o melhor preço, já que a plataforma irá cruzar as informações com os dados das transportadoras cadastradas.
O recurso oferece condições de atrair clientes para a transportadora, gerando diversificação de público-alvo, redução de custos com marketing, maior velocidade na cotação e, consequentemente, possibilidade de maior faturamento.
2-Utilize uma plataforma para contratação de autônomos
Da mesma forma que as plataformas de cotação de frente através da internet, a transportadora pode se cadastrar nas plataformas de contratação de autônomos. A transportadora cadastra seus fretes e a plataforma se encarrega de disponibilizar as propostas para autônomos que possam efetuar o transporte.
Essa forma de trabalhar também se torna útil para fretes de retorno, possibilitando conseguir cargas para os pontos de partida, impedindo que os veículos retornem vazios, além de ser indicado também para transportadoras que querem terceirizar serviços, optando pela contratação de autônomos.
3-Marketing em catálogos de transportadores
Os catálogos de transportadores são semelhantes às listas telefônicas ou revistas comerciais, onde a transportadora pode anunciar seus produtos e serviços, sendo um excelente recurso para aumentar a visibilidade da empresa e atrair clientes para a transportadora.
Os catálogos, a exemplo das antigas listas telefônicas, também são divulgados na internet, permitindo divulgar a empresa junto a outras do mesmo segmento, em páginas semelhantes a murais de anúncios.
4-Utilize o marketing digital
O marketing digital é uma excelente forma de atrair clientes para a transportadora. Além de ser muito mais barato do que qualquer outro tipo de divulgação, o marketing online oferece excelentes recursos, como, por exemplo:
- Opções para cotação online em tempo real no próprio site da transportadora;
- Publicidade segmentada através do Google AdWords e do Facebook Ads;
- Participação na redes sociais com a criação de um perfil da transportadora;
- Campanhas de e-mail marketing.
5-Desenvolva o networking
Para atrair clientes para a transportadora é necessário desenvolver e manter um networking atualizado, buscando expandir o conhecimento de empresas e pessoas com quem a transportadora possa efetuar novos negócios. O networking pode ser feito através dos seguintes meios:
- Participação em feiras e eventos de potenciais clientes;
- Oferta de brindes ao seu público-alvo;
- Desenvolvimento de parcerias com outras transportadoras;
- Troca de contatos com os atuais clientes e com outras empresas.
6-Mantenha-se atualizado com relação ao mercado
Atrair clientes para a transportadora exige que o empresário sempre se mantenha atualizado com relação ao seu mercado, sabendo onde pode encontrar potenciais clientes e como fazer para chegar até eles.
Dessa forma, é preciso sempre participar de treinamentos, fóruns e encontros do segmento, buscando também conteúdos sobre as tendências do mercado de transporte.
A atualização e o conhecimento no setor, além de ser uma ferramenta essencial para a prospecção, permite também antecipar as necessidades dos potenciais clientes e dos clientes já fidelizados, ajudando a manter o relacionamento através de serviços de qualidade.
7-Aceite críticas e sugestões
Estabeleça uma forma de comunicação direta e constante com seus clientes para que possam se sentir à vontade e falar sobre o que pode ser melhorado, o que está sendo dentro de suas necessidades e o que não está em acordo com o que foi combinado.
As formas de comunicação devem estar no site da empresa, na disponibilização de um e-mail exclusivo para a ouvidoria e numa caixa de sugestões na recepção da transportadora. A aceitação de críticas é essencial e faz parte do crescimento e melhoria nos processos empresariais, permitindo atrair clientes para a transportadora.
E você, o que tem feito para divulgar a sua transportadora e atrair mais clientes? Compartilhe sua experiência conosco!
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