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Atendimento ao Cliente: Passo a Passo

Estudar o comportamento do consumidor ainda é relativamente recente, se deu inicio a esse estudo há pouco mais de seis décadas.
Atendimento ao cliente é um caminho de várias vias, existem varias formas de influenciar uma compra ou uma contratação de serviço. Cabe a você encontrar qual é a via que o seu cliente prefere.
Sabe como encontrar essa via? Através da Comunicação.
Você irá entender que o motivo pelo qual o cliente quer consumir determinada marca é consequência de fatores emocionais e racionais que envolvem variáveis subjetivas associadas às emoções humanas.
Através disso, você se torna influente.

A comunicação é importante em qualquer área de nossas vidas. Seja lá como o emissor envie a mensagem, se o receptor toma parte dessas informações à comunicação torna-se completa.
O fracasso de muitos negócios é dado à péssima comunicação e interação da empresa com o público.
Não importa o quanto seu produto seja de ótima qualidade, se isso não é passado da maneira correta não obtém resultados. Sem resultados, sem clientes. Sem clientes, sem negócio.

Como efetuar um bom atendimento ao cliente?

Captação

A captação do cliente é o processo inicial do bom atendimento. Você atrai um cliente fazendo a valorização do seu produto, e criando uma carência de consumo do mesmo.
Fazendo o bom uso do seu jeito de se expressar e se portar diante de qualquer pessoa, analise em pequenas conversas qual é a carência, e faça o relacionamento desta carência com o seu produto.

Escutar

Depois de feita a captação de um cliente, devemos identificar como o nosso produto pode agir dentro dessa necessidade. E para identificar devemos escutar o cliente.

É certo que nem todos os clientes são comunicativos, ou sabem emitir a mensagem clara. E é ai que entra o próximo passo…

Sondagem

Sondagem do cliente é como tentar ler a mente dele, para saber o que realmente lhe agrada, ou lhe causa desejo.
A sondagem pode ser feita
• Visualmente: Analisando detalhadamente o perfil do cliente, pela forma de se vestir, de falar, se expressar e se comportar é possível captar informações básicas da vida pessoal do cliente.
A partir dessa informação você cria uma linha de conforto se adaptando sutilmente a sua forma de agir.
• Perguntas: Um atendimento não é um atendimento sem solução de problemas e visualmente não é possível saber o que o cliente realmente precisa. Ai entram as perguntas! Pergunte e escute tudo o que o seu cliente tem a dizer, depois ofereça o seu produto ou serviço.

Oferta

Identificou o que o que pode agregar valor ao seu cliente? Então ofereça o produto ou serviço que se adeque a ele.
A forma de oferta não deve ser agressiva, e sim muito bem detalhada. Essa fase de atendimento é onde o cliente deve se sentir satisfeito da decisão de compra.
Funciona mostrar exemplos do dia a dia, descrevendo como seu produto impacta dentro de uma rotina.

Finalização

Atendimento é uma obra de arte, e como toda obra precisa ser finalizada!
Feito todos os passos acima, saiba que esse é muito importante para a evolução do seu negócio!
O maior segredo é a fidelização. Após a compra do seu produto ou contratação do seu serviço o cliente vai empresa com expectativas, o seu papel na finalização é saber se as expectativas foram atingidas.

Entre em um meio de comunicação com o seu cliente pós venda, saiba se ele está satisfeito ou não.
Caso ele não esteja, identifique o problema e corrija-o. Caso ele esteja satisfeito agradeça pela confiança, e coloque-se a disposição de informações sempre!

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