skip to Main Content
Contrato De Factoring: Como Deve Ser Feito?

Contrato de Factoring: Como deve ser feito?

Contrato de Factoring: Como deve ser feito?

O contrato de factoring é uma operação comercial, que consiste na venda de créditos futuros. Entenda mais sobre o assunto!

O contrato de factoring é uma operação comercial que consiste na venda de créditos futuros de uma empresa para um agente fatorizador. 

Ou seja, antecipa o pagamento desses créditos por um valor menor do que o total. 

Sobretudo, o contrato é regulamentado pela Lei n.º 13.775, de 20 de dezembro de 2018, que dispõe sobre a emissão de duplicata escritural e a atividade de fomento mercantil. 

Sobretudo, o objetivo do contrato de factoring é proporcionar capital de giro e melhorar o fluxo de caixa da empresa vendedora dos créditos.

Portanto, acompanhe esse artigo e saiba mais sobre essa operação que pode auxiliar a sua empresa a crescer.

O que é um contrato de factoring?

Um contrato de factoring é um acordo entre duas partes: a empresa cedente e o agente fatorizador. 

Primeiramente, a empresa cedente é a que possui créditos a receber de seus clientes, decorrentes de vendas a prazo ou prestação de serviços. 

Já o agente fatorizador é a pessoa jurídica que compra esses créditos, assumindo o risco de inadimplência dos devedores.

Sendo assim, o contrato de factoring é uma operação mercantil, e não financeira, pois não envolve empréstimo de dinheiro, mas sim a transferência da propriedade dos créditos. 

O agente fatorizador paga à empresa cedente um valor menor do que o total dos créditos, descontando uma taxa que corresponde ao seu lucro e ao risco da operação.

Quais são as vantagens do contrato de factoring?

Afinal, o contrato de factoring é vantajoso? Sim, o contrato pode trazer diversas vantagens para a empresa cedente, tais como:

  • Antecipação do recebimento dos créditos, evitando problemas de caixa e possibilitando novos investimentos.
  • Redução dos custos administrativos e financeiros relacionados à cobrança dos créditos.
  • Eliminação do risco de inadimplência, pois o agente fatorizador assume a responsabilidade pelos créditos adquiridos.
  • Simplificação da gestão financeira, pois a empresa cedente não precisa se preocupar com o controle dos recebíveis.

Quais são os tipos de contrato de factoring?

Via de regra, existem diferentes tipos de contrato de factoring, que variam conforme a forma e o momento da transferência dos créditos, bem como o grau de responsabilidade do agente fatorizador. 

Factoring convencional

O factoring convencional é o tipo mais comum, no qual a empresa cedente transfere ao agente fatorizador todos os seus créditos futuros.

Tais créditos são transferidos mediante o pagamento antecipado de um percentual do valor total. 

Por consequente, o agente fatorizador assume o risco integral da operação e fica responsável pela cobrança dos créditos.

Factoring com recurso

O factoring com recurso é o tipo no qual a empresa cedente transfere ao agente fatorizador apenas parte dos seus créditos futuros, mediante o pagamento antecipado de um percentual do valor total. 

Assim, o agente fatorizador não assume o risco integral da operação e pode exigir da empresa cedente a devolução do valor pago em caso de inadimplência dos devedores;

Afinal, como fazer o contrato de factoring?

Sobretudo, o contrato factoring deve ser feito seguindo alguns passos, que envolvem a escolha do agente fatorizador, bem como a análise dos créditos a serem cedidos.

O primeiro passo é pesquisar e comparar as diferentes opções de agentes disponíveis no mercado, considerando aspectos como as condições de pagamento, o suporte oferecido, entre outros. 

Após a escolha do agente, o segundo passo é selecionar e enviar ao agente fatorizador os créditos que a empresa cedente deseja vender, para que ele possa analisar a viabilidade da operação.

O agente fatorizador irá verificar desde a origem, até o vencimento e a qualidade dos créditos, e com base nessa análise, definirá o valor disposto a pagar pelos créditos e a taxa.

Contudo, o contrato factoring deve ser feito com cuidado e atenção, seguindo esses passos e observando os requisitos legais e contratuais da operação. 

Qual profissional devo procurar?

Se você quer fazer o contrato de factoring, mas não sabe por onde começar, é importante contar com uma empresa especializada para a elaboração do contrato.

Através dela é possível receber orientação e assessoria em todas as etapas do processo, evitando, assim, riscos e prejuízos. 

Nesse caso, a Direcional é uma empresa pode ajudar a escolher o melhor tipo de contrato de factoring para cada caso, além de negociar as melhores condições com o agente fatorizador.

Sendo assim, entre em contato e garanta que o contrato seja feito de forma correta e segura!

FALE COM UM PROFISSIONAL CONTÁBIL!

Summary
Contrato de Factoring: Como deve ser feito?
Article Name
Contrato de Factoring: Como deve ser feito?
Description
Entenda o que é um contrato de factoring, quais são as suas vantagens e os tipos de contratos possíveis. Além disso, aprenda a fazê-lo em poucos passos!
Author
Publisher Name
DIRECIONAL (DÁDIVA)
Publisher Logo
This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Recomendado só para você
Veja 5 passos para uma análise de riscos em empresas…
Cresta Posts Box by CP