Entenda o que é D+ nas operações de Factoring
Hoje em dia está cada vez mais comum ver mais e mais empreendedores buscando a oportunidade de investir em um negócio próprio.
Porém, infelizmente com a crise econômica vivida por todas as classes sociais no país, muitas empresas são as primeiras a sentirem os efeitos da crise e por isso, acabam em pouco tempo tendo que fechar suas portas.
As empresas que conseguem sobreviver precisam criar meios de driblar a crise e ainda assim fazer girar o seu negócio.
Com isso, a solução que muitas pequenas e médias empresas têm encontrado para continuarem estáveis no mercado, sem ter que buscar por recursos de terceiros em instituições bancárias, surge através do factoring – fomento mercantil.
No entanto, as transações de factoring ainda causam certo medo e receio à novos empreendedores, exatamente pela novidade do setor no país e a falta de maiores explicações a respeito.
Com isso, quando se fala em operações de factoring D+ (D+0, D+1, D+2 e D+3), muita confusão assombra a cabeça do empresário que procura neste tipo de operações minimizar seus momentos de criticidade.
Se este é o seu caso, então fique tranquilo, pois esse post foi preparado para trazer informações acerca desse tipo de operações e assim facilitar o entendimento desse tipo de transação financeira.
Índice
Mas você sabe o que é o factoring?
O factoring é uma modalidade comercial onde a empresa de fomento mercantil compra direitos creditórios de seus clientes e paga antecipadamente por eles, com pequeno desconto no valor do montante.
Com isso, as empresas continuam vendendo seus produtos ainda que a prazo e vende seus direitos creditórios e assim mantém saudável seu fluxo de caixa.
Como funciona as operações de factoring?
Embora possa parecer meio complicado à primeira vista, as operações de factoring não possuem grandes complicações.
De modo simplificado, as operações ocorrem da seguinte forma entre empresa cedente e empresa de fomento comercial:
1 – A empresa cedente envia seus títulos ao factoring;
2 – A empresa de fomento comercial analisa os títulos para aceite ou recusa;
3 – A empresa de fomento comercial efetua o pagamento.
Mas afinal o que significa o D+ nas operações de factoring?
Também de modo simplificado, o D+ é uma expressão utilizada nas operações de factoring, onde este se caracteriza em termo do tempo entre o pagamento do título e o recebimento pela empresa de factoring.
Sendo assim, a expressão D+ é o dia em que o crédito estará disponibilizado para a empresa de factoring poder utilizá-lo.
D+1, D+2, D+3 e D+4
Assim, quando a utilização de D+ vier especificando algum número, logo entende-se:
D+0 = que a liquidação da operação deve ser especificada na data de vencimento ou compensação até as 13 horas.
D+1 = dia do vencimento + 1 dia útil
D+2 = dia do vencimento + 2 dias úteis
D+3 = dia do vencimento + 3 dias úteis
Muitas vezes as empresas de factoring operam em D+3, isso porque ainda que o crédito esteja disponibilizado em D+2, a empresa ainda não poderá utilizá-lo no início do expediente, e não poderá comprometer o crédito para o dia em questão. Logo a empresa o disponibiliza no dia útil seguinte utilizando o D+3.
A expressão D+ é utilizada não apenas nas operações de factoring, mas também é comumente utilizada em operações bancárias, bolsa de valores entre outras operações financeiras.
Um detalhe importante a ser destacado, é que o D+ sempre atuará sobre dias úteis, ou seja, se o vencimento ou a compensação do crédito cai em final de semana ou ainda feriados, o próximo dia útil deverá ser levado em consideração para compensação do crédito.
Investindo no fluxo de caixa da sua empresa
Agora que você já sabe o que é o factoring e as operações de D+, não tem porque não pensar em contratar uma empresa de factoring por falta de conhecimento.
Muitas empresas atualmente estão se reestruturando no mercado empreendedor com o auxílio das empresas de fomento mercantil.
Não perca tempo você também, converse com seu contador, coloque na ponta do lápis e calcule os benefícios que a busca por este tipo de operação comercial pode trazer à saúde financeira dos seus negócios.