Fomento Mercantil: Como combater a fraude?
A inadimplência é um problema recorrente no Fomento Mercantil e tem se tornado o pior deles, prejudicando os caixas das empresas de Factoring. O problema se dá pelo fato da empresa faturizadora ter como seu principal serviço conceder crédito antecipado à uma outra empresa (chamada de faturizado).
O objetivo deste artigo é fazer com que o empreendedor entenda quais são as fraudes mais comuns que podem ocorrer nas empresas de Factoring e trazer soluções para que a faturizadora diminua os riscos de fraudes.
Olha este post que bacana que fizemos para você: Como fazer registro contábil das operações de fomento mercantil (factoring)
Existem algumas fraudes que são mais utilizadas porém, existem formas de as combater, mas não se engane, não é tão fácil achar essas informações disponíveis. Por isso, abaixo saiba tudo para combater fraudes no Fomento Mercantil!
Índice
Fraudes mais comuns no Fomento Mercantil
1-Apropriação indébita – Se caracteriza quando a Factoring realiza o pagamento do título, mas a faturizada não honra com os compromissos. Nesse caso, sua empresa de Factoring pode entrar com uma ação incondicionada e instaurar um inquérito policial. O Ministério Público pode também iniciar esse processo, caso necessário.
2-Estelionato – Se caracteriza quando outro possui vantagem pessoal para prejudicar a sua empresa Factoring, criando um esquema para facilitar erros. Também é considerado estelionato quando a empresa vende um ativo à duas faturizadoras, vende cheque sem fundo, produto falsificado ou defeituoso.
Segue o mesmo procedimento do caso anterior e é considerado como doloso, visto que a pessoa que faz isso tem a real intenção de prejudicar.
3-Duplicata simulada ou fria – Se dá quando não existem notas fiscais e comprovações de entregas para um determinado título, ou seja, não existe uma transação real que tenha originado o documento.
Também é considerado quando alguém emite uma nota de valor maior ou menor que a do título real, isso é considerado como Fraude de Fisco e é previsto artigo 172 do Código Penal.
Olha este post que bacana que fizemos para você: Entenda o que é Factoring Fomento Mercantil!
4-Empresa fantasma – É quando alguém cria uma empresa com documentos falsos, compra produtos negociando pagamentos, vende para outras empresas, negocia com a Factoring (serviços como intermediação com fornecedor ou compra de títulos) e some antes que as faturas tenham seus vencimentos.
Ferramentas para identificar fraudes
Existem formas simples do administrador de Factoring evitar fraudes. Ainda existem outros tipos de fraudes e em todas elas as dicas que serão dadas a seguir cobrem e previnem.
Cadastro Positivo e o impacto nas inadimplências
O Cadastro Positivo é um conjunto de dados que trazem à sua empresa informações de bons pagadores. Ele é previsto pela Lei 12.414/2011 e pode ser encontrado em sistemas de consultas – como a Serasa Experian e o SPC.
Ele traz um histórico de pagamentos positivos dos seus faturizados e reduz o risco de concessão de crédito em todos os aspectos de fraudes informadas no tópico anterior.
Cadastro negativo para análise do cliente
É importante que você considere essa análise. Muitas empresas acabam não realizando o histórico negativo do seu cliente e se envolvem com maus pagadores e com instituições que possuem sinais de fraudes.
Olha que legal este post para você: Quando contratar uma empresa de factoring
Na consulta, que pode ser vista nos mesmos sistemas falados acima, além de dados cadastrais, você possuirá o comportamento desse cliente de forma geral. Algumas informações relevantes que as consultas da Serasa, por exemplo, possuem são:
- Histórico de compras (últimas compras do cliente);
- Registro de consultas (quais empresas consultaram essa empresa nos últimos tempos);
- Dados cadastrais (CNPJ, Razão Social, Quadro Social, Data de Abertura da Empresa e outros);
- Dívidas vencidas (títulos negativados há mais de 5 anos);
- Alerta de Fraude (caso uma empresa seja suspeita, te dá um alerta na consulta para que você analise os dados minuciosamente com os documentos coletados);
Além dessas, existem outras informações relevantes na pesquisa, como, por exemplo uma opção que se chama “Credit Risckscoring” que traz a pontuação de acordo com o risco de oferecer crédito àquela organização.
Ainda existem muitas informações e dicas exclusivas e surpreendentes sobre esse assunto. Quer ajuda? Conecte-se conosco pelos comentários ou redes sociais e nos deixe te ajudar.
À sua empresa, sucesso com um futuro sem riscos!
Até a próxima!