Uma das ferramentas mais efetivas para vender mais em uma agência de viagens é o marketing turístico. Mas o que é e como funciona essa ferramenta tão poderosa?
Primeiro, precisamos nos aprofundar um pouco no que é o Marketing. Se o seu conceito de Marketing é propaganda e divulgação, você está parcialmente certo. A definição real desse termo é muito mais ampla e envolve estratégias complexas, que visam desenvolver muito mais entre você e o seu cliente do que uma simples propaganda.
Índice
O MARKETING
O Marketing surgiu, há muitos anos, como uma ferramenta para atender à necessidade de muitas empresas – aumentar a lucratividade do negócio e vender mais.
Porém, quando falamos em vender mais, é comum que haja uma associação entre vender e propaganda. De fato, a propaganda faz parte da venda. Mas, o modelo de empresas que vendem e dispensam o cliente já está obsoleto há alguns anos.
Por isso, o Marketing continua a se renovar, mostrando novas possibilidades e agregando técnicas para a construção de relacionamentos lucrativos com os clientes, que, aliás, é uma das definições que Philip Kotler deu para o termo.
Se você ainda não está familiarizado com o Marketing, entenda que ele é extremamente necessário para qualquer empresa de qualquer segmento. é através dele que são realizados estudos de mercado, a criação de personas para garantir que o produto será direcionado ao “público perfeito” e também é ele quem auxilia na gestão do negócio como um todo, principalmente no que tange a administração e a gestão de pessoas.
COMO O MARKETING É APLICADO?
Dentro dos usos que citamos para o marketing dentro das empresas, podemos mencionar a utilização de suas técnicas para aprimorar a comunicação entre a empresa e os clientes externos. Na parte interna da empresa, vários processos da gestão, geralmente relacionados à comunicação e aos sistemas de trabalho, podem ser aprimorados com o Marketing.
O QUE É MARKETING TURÍSTICO?
Existem diversos tipos de Marketing, sempre direcionados a tipos diferentes de empresas. Ainda que vários elementos sejam fixos e possam ser utilizados dentro de cada segmento, ainda há algumas peculiaridades que devem ser respeitadas na hora de criar campanhas ou estratégias.
No caso do Marketing Turístico, a coisa não é diferente. A ideia aqui ainda é aumentar a lucratividade. Contudo, a forma de construir uma relação com o cliente muda de empresa para empresa.
O princípio é o mesmo: o Marketing Turístico vem com o objetivo de atender as necessidades e os desejos dos clientes. Seja por passagens mais baratas, opções mais completas, serviços mais seguros, etc.
Se você possui um estudo de mercado, deverá ter uma noção do que os seus clientes e o público-alvo querem e precisam.
COMO FAZER UM MARKETING TURÍSTICO EFICIENTE
Agora que você já sabe o que é Marketing Turístico, é hora de aprender a aplicá-lo!
As ferramentas utilizadas para isso são parecidas com as usadas para o Marketing convencional. O que diferencia uma coisa da outra é o conjunto de peculiaridades do Turismo. Por isso, a melhor forma de desenvolver essas estratégias é utilizar a criatividade.
SEJA CRIATIVO
A criatividade é a chave para o sucesso nas campanhas de Marketing Turístico. Aqui, vale utilizar localizações famosas do mundo, utilizar imagens de pessoas felizes e passar a imagem de que a experiência é incrível.
Cada vez mais, os jovens desejam viver experiências únicas. Dessa forma, criar campanhas com destinos interessantes para determinados públicos e utilizar esse conceito de unicidade na experiência da viagem pode servir perfeitamente para a sua agência de viagens.
Se tudo ainda estiver muito vago, também é válido observar a concorrência, buscar falhas nas campanhas e tentar supri-las. Pesquisas com o seu público-alvo também fornecerão insights interessantes para a sua compreensão.
Segundo o Marketing, uma empresa que deseja obter o sucesso e vender cada vez mais, além de manter os seus clientes atuais felizes e fiéis à sua marca, precisa investir na comunicação e na transmissão de que o que é fornecido não é um serviço ou produto, mas sim um conjunto de valores.
Para agências de viagens, isso também funciona! É possível evitar desistências por conta de uma precificação “alta”, quando é comunicado o valor daquilo que estamos vendendo.
O QUE É O MARKETING TURÍSTICO SEM A INTERNET?
Para uma agência de viagens moderna, não adianta se prender a um único canal de vendas. O futuro é multicanal!
A internet está cada vez mais presente nas empresas do mundo moderno e, por isso, deve ser utilizada a favor do Marketing Turístico. Com ela, é possível atingir mais pessoas do que a agência de viagens física, além do serviço online possibilitar que mais vendas sejam realizadas, nesse caso, no ambiente online.
É possível, ainda trabalhar no desenvolvimento de aplicativos para vender pelo celular também. Tudo depende da forma como você planeja divulgar seus serviços e de como as campanhas irão acontecer.
Agora você já sabe mais sobre o que é Marketing Turístico! Que tal aplicar as dicas que nós te ensinamos hoje?
Aproveite e confira dicas para contratar bons turismólogos.
Se ainda possuir dúvidas, não deixe de entrar em contato com a Direcional.
Sucesso e até logo!