Independente do tamanho da sua empresa ou do segmento que você atua, a antecipação de recebíveis através das operações de factoring pode lhe apresentar inúmeras vantagens.
Desde o início de suas atividades empresariais, sua empresa torna-se elegível para as operações de factoring, também conhecido como fomento mercantil ou antecipação de recebíveis financiados. O factoring depende mais da credibilidade dos seus clientes do que do histórico e tempo de atividade de sua empresa. Então, qualquer momento, pode ser o momento para você contratar os serviços de uma empresa de factoring.
Existem algumas situações em que o factoring torna-se uma necessidade. Se qualquer um dos seis cenários que elencamos aqui lhe parecer familiar, é hora de sua empresa considerar seriamente o factoring como uma ferramenta financeira indispensável para um crescimento sustentável.
Índice
Seu capital de giro não consegue acompanhar a demanda
Você está vendendo, fechando novos negócios, porém você identifica uma lacuna em seu fluxo de caixa. Sua empresa não consegue mais financiar despesas como um aumento em sua folha de pagamento ou a compra de novos equipamentos para suprir a demanda gerada por essas novas vendas. Então, chegou o tempo de você fazer um contrato de factoring, que pode lhe antecipar mais de 80% de suas faturas, muitas vezes em apenas um dia. Isso rapidamente irá melhorar o seu fluxo de caixa para que você possa contratar novos funcionários, comprar novos equipamentos e cobrir outras despesas que lhe ajudarão a atender à demanda.
Você quer crescer mais rápido
As operações de factoring lhe dão maior flexibilidade para fazer isso. Em vez de solicitar um empréstimo bancário tradicional, você pode começar a faturizar seus recebíveis quase que imediatamente. Ao contrário dos termos bancários, não há limite para o montante de financiamento com uma empresa de factoring que tem uma estrutura de capital forte. O volume de suas operações de factoring pode aumentar de milhares de reais para milhões de reais dentro de alguns meses, que mesmo assim você poderá continuar a antecipar seus recebíveis. E factoring não é um empréstimo: a sua empresa não assume nenhuma dívida.
Você iniciou sua empresa agora
Sem histórico, balanço ou demonstrativo de fluxo de caixa, sua empresa não se qualificará para empréstimos com base em ativos ou fluxo de caixa. Mas você pode começar a faturizar seus recebíveis, pois as operações de factoring se baseiam no histórico de crédito de seus clientes. Uma empresa de factoring irá analisar pontuação de crédito dos seus clientes, padrões de pagamento e a saúde financeira global dos mesmos, antes de concordar em lhe oferecer o financiamento. Há quanto tempo você está empreendendo, geralmente não é motivo de preocupação.
Você tem recursos limitados
Grandes grupos de clientes roubam muito tempo e energia, especialmente quando se trata de uma pequena empresa. As empresas de factoring tiram esse peso de sua operação, atuando com especialistas em grupos grandes de clientes que irão acompanhar a cada um destes, até que eles paguem totalmente suas faturas. Isso lhe dará tempo para servir melhor seus clientes, procurar novas oportunidades de negócios e não se preocupar se vai receber ou não.
Você deseja ter clientes fortes financeiramente
Algumas empresas de factoring têm acesso a dados de crédito e informações confidenciais muito relevantes sobre as empresas que podem se tornar seus clientes. Este recurso permite que você tome decisões precisas sobre clientes novos e existentes.
Independente do tamanho da sua empresa ou do segmento em que você atua – como ressaltamos no início deste artigo – operar com factoring lhe oferece muitas vantagens. É rentável, livre de dívidas e fácil de começar. Contratar o parceiro de factoring certo pode ser o motor financeiro que impulsionará o crescimento da sua empresa.
Pense nisso e sucesso!