Apesar do país estar em uma crise econômica sem precedentes, alguns setores ainda se destacam e seguem fortes, tornando-se grandes oportunidades para quem pretende empreender. Se você pretende abrir uma agência de turismo, chegou ao lugar certo!
Mas como fazer isso? Para começar, precisamos deixar claro que é necessário um planejamento que aborda diversas questões de maneira profunda, levantando dados que farão a diferença quando você criar sua agência de viagens.
Índice
ENTENDENDO O MERCADO DAS AGÊNCIAS DE TURISMO
No último ano, o país recebeu um grande número de turistas. Cerca de 6,6 milhões de visitantes estrangeiros vieram ao Brasil, que sediou os Jogos Olímpicos de 2016. A informação é do Ministério do Turismo.
Receber turistas é algo extremamente positivo para a economia. Quando o turista chega no país, consome produtos e serviços. É como um “extra” para as finanças do Brasil! Logo, é visível que o setor segue firme e forte, mesmo com os horizontes, ainda nublados, da economia.
É preciso pesquisar e entender quais são as tendências para o mercado de turismo. Podemos adiantar que uma delas é o uso da tecnologia. Cada vez mais, o usuário de celulares e computadores busca praticidade, agilidade e o mínimo de contato possível com agentes telefônicos.
ENTREGUE O DIFERENTE
Os aplicativos estão conquistando uma grande fatia desse mercado, oferecendo opções práticas e de maior relevância para o usuário, além de funcionalidades que são, geralmente, inéditas no segmento.
E é justamente esse diferencial que precisa existir na hora de abrir uma agência de turismo!
Entregar benefícios e características únicas gera grande valor para a sua marca. É uma forma de atrair novos clientes e manter aqueles que já estão com você.
Entenda que um cliente satisfeito sempre retornará a você!
Diferenciais:
- Roteiros que fogem do convencional e exploram destinos incomuns;
- Benefícios extra para os clientes;
- Conteúdo online com dicas para viagens e informações relevantes e entretentes, contando experiências e mostrando locais interessantes em destinos de viagem.
INVISTA EM WORKSHOPS E CRIE RELACIONAMENTOS
Uma ideia que pode ser um diferencial é promover workshops sobre viagens. É interessante criar eventos abertos ao público geral e promover a interação entre os convidados.
Com eventos, é possível coletar informações e convidar os participantes para workshops futuros. Você pode incentivar a criação de grupos de viagem entre pessoas que desejam ir ao mesmo destino, com um preço promocional.
É possível, ainda, criar pacotes promocionais para grupos de amigos ou famílias!
Não basta apenas vender. É preciso criar uma relação amigável com o seu cliente. Portanto, cuide bem do processo de encantar o cliente, vender e entregar produtos de qualidade e continuar cuidando do consumidor após a compra.
COMO PROCEDER
É necessário respeitar algumas regras na hora de abrir uma agência de turismo.
Se a agência de viagens possuir uma frota de ônibus própria, é preciso obter registros do DER (Departamento Estadual de Rodagem) e do DNER (Departamento Nacional de Estradas e Rodagem).
Será necessário registrar a agência no Ministério do Turismo, órgão responsável por registrar, orientar e fiscalizar agências de viagens. O registro é essencial, pois possibilita realizar reservas de passagens e outras funções necessárias para o mercado.
Não é necessário possuir formação na área do Turismo. Porém, é preciso possuir experiência comprovada de pelo menos 3 anos na área. Se você pretende abrir a empresa com um ou mais sócios, é importante que ao menos um deles atenda a esse requisito.
CONTATOS DE UMA AGÊNCIA DE VIAGENS
Todo início é difícil. Saímos de nossa zona de conforto e viajamos rumo ao desconhecido. Porém, com as dicas aprendidas aqui, é possível agilizar e facilitar o processo de abertura de uma agência de viagens.
É importante recorrer a uma consolidadora de viagens, pois essas empresas permitem que pequenas agências de viagens obtenham quaisquer tipos de passagens. A consolidadora permite que o pagamento seja realizado de forma faturada. O crédito pré-aprovado, porém, costuma depender do capital social da agência.
Entenda que para pequenas agências, lidar diretamente com grandes empresas de passagens aéreas pode sair caro. Avalie preços e possibilidades e escolha a opção que mais se adequa ao seu negócio.
Não esqueça da parte financeira; Administrar a contabilidade de uma agência de turismo é algo trabalhoso e que demanda bastante atenção e cautela. A Direcional é uma empresa que possui, dentre suas especializações, o conhecimento necessário para cuidar dos assuntos contábeis da sua agência de turismo.
Contate-nos e entenda qual o melhor regime tributário a ser adotado pela sua empresa e vamos criar um Planejamento Tributário ideal para o seu negócio!
Confira algumas dicas para melhorar a disciplina na hora de empreender.
Gostou das dicas? Agora você já possui uma base melhor e pode iniciar a abertura de uma agência de turismo!